quarta-feira, 8 de junho de 2011

conto maravilhoso


CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇAO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS – 100 HORAS
UNIDADE III
ATIVIDADE 3.3 PLANO DE AULA
TUTORA:  KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇAO MOTA
CURSISTAS:  GILDEONE E MARIA DO CARMO

PLANO DE AULA DE LINGUA  PORTUGUESA
GENERO TEXTUAL : CONTO
O CONTO MARAVILHOSO : UMA VIAGEM AO FANTASTICO

OBJETIVO
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o gênero "conto maravilhoso" - suas características e particularidades.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura e escrita.
METODOLOGIA
Etapa 1   
A) Antes de iniciar a aula, escreva  no quadro os seguintes nomes de filmes: Peter Pan A Bela Adormecida A Bela e a Fera Shreck Cinderela Branca de Neve e os sete anões  
B) Pergunte aos alunos se eles conhecem esses filmes.  
C) Discuta oralmente as seguintes questões: vocês já assistiram a algum desses filmes? Gostaram? Por exemplo, quem saberia contar a história que se passa no filme A Bela e a Fera? E Shreck? O que se passa nesse filme? Como esses filmes começam? Quem são as personagens características comuns desses filmes? Como esses filmes terminam?   
D) Após essa breve discussão, pegue  na Biblioteca da escola alguns exemplares de "Cinderela" e "A Bela e a Fera".
E) Divida a turma em pequenos grupos (de 3 a 4 pessoas). Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa dos textos. Em seguida, peça que os grupos leiam os textos em voz alta.
F) Pergunte aos alunos o que acharam dos textos, se gostaram, se não gostaram, (por quê?) e se o compreenderam.
Etapa 2
A) Após essa discussão, entregue aos alunos uma cópia dos seguintes exercícios:
EXERCÍCIOS
* Para facilitar, chamaremos de texto I a história da "Cinderela" e de texto II a história de "A Bela e a Fera".
01)  Resuma o texto I em poucas palavras.
02)  Agora, faça o mesmo com o texto II.
- PROFESSOR, esses exercícios auxiliam a verificar se os alunos compreenderam a história, seu início, meio (conflito) e desfecho. A habilidade de leitura cobrada aqui é a compreensão global do texto.  
03) De acordo com o texto I, quais seriam as características da personagem Cinderela?
04) Dentro de casa, Cinderela era tratada de que modo?
05) De acordo com a leitura de "Cinderela", a jovem moça ajudou as irmãs a se vestirem para um grande baile. Mas sua madrasta havia impedido que ela também fosse à festa.
a) Por que Cinderela não poderia ir ao baile?
b) O que a madrasta fez para manter a jovem em casa?
06) Apesar do obstáculo imposto pela madrasta, com a ajuda de um ser mágico, Cinderela consegue ir ao baile.
a) Que ser é esse?
b) O que esse ser faz para ajudar Cinderela?
c) Por que a garota deveria voltar pra casa antes da meia noite?
07) Ao final da história, Cinderela consegue ser feliz com o príncipe? Retire do texto uma frase que justifique sua resposta.
08) De acordo com o texto II, a Fera era, na verdade, um lindo príncipe que, no entanto, foi transformado em fera.
a) Quem o transformou?
b) O que a personagem faz para transformá-lo em fera?
c) Com o feitiço, o que aconteceu com os criados do príncipe?
d) Como esse encantamento deveria ser quebrado?
e) O que motivou a bruxa a jogar um feitiço no príncipe?
09) Pela leitura do texto II, quais seriam as características físicas e morais da personagem Bela?
10) Como Bela conheceu a Fera?
11) A Bela e a Fera se apaixonaram. Retire do texto uma frase que comprove essa afirmativa.
12) Agora, compare o texto I com o texto II.
a) Que expressão marca o início de ambos os textos?
b) Quem são as personagens que compõem os textos?
c) Onde ocorrem as histórias?
d) Podemos afirmar que ambas as narrativas apresentam seres fantásticos? Quais?
e) Sobre o desfecho dos dois textos, como eles terminam? Há um final feliz ou triste em ambos?
 Etapa 3   
A) Após realizar as leituras dos textos acima e as discussões propostas, elabore com os alunos um quadro com as características dos contos trabalhados. (as personagens são princesas, príncipes, fadas, bruxas etc.; há a presença de elementos mágicos; os finais das histórias são felizes etc.).
B) Em seguida, entregue a eles uma cópia do texto abaixo:   
Conto Maravilhoso
O Conto Maravilhoso narra acontecimentos fantásticos. São histórias de fadas, de gigantes, de gnomos, de anões,… O Conto Maravilhoso narra “maravilhas”, isto é, acontecimentos fabulosos, prodígios e milagres. Começam habitualmente por Era uma vez... ou  Há muitos, muitos anos...  e acabam geralmente com uma fórmula: ... e viveram felizes para sempre.
B) Peça aos alunos que leiam o texto silenciosamente.   
C) Após a leitura silenciosa, pergunte aos alunos se compreenderam o que é o conto maravilhoso.   
D) Leia em voz alta, explicando o que é o gênero, suas características e particularidades.
E) Levante hipóteses e peça a sugestão dos alunos para formarem uma definição própria sobre as características dos contos maravilhosos.
- Professor, como sugestão, aborde características como:
1) O uso do maravilhoso e do fantástico
2) A indefinição de tempo e espaço: a história se passa, na grande maioria das vezes, num país distante, muito longe, ou em um lugar indefinido. “Era uma vez um reino muito distante...”, ou “Há muitos anos...”;  
3) O herói fraco que sofre uma injustiça;
4) Os vilões aparecem para atrapalhar a vida do herói, para enchê-la de obstáculos;
5) O herói enfrenta grandes desafios e obstáculos para chegar ao sucesso final;
6) Final feliz.    
E) Questione: após saber o que é e quais são as características do conto maravilhoso, podemos afirmar que os textos lidos (Cinderela e A Bela e a Fera) são contos maravilhosos? Por quê? Levante outros exemplos de textos que se encaixem nas características acima, em sala de aula. Peça a ajuda dos alunos.
Etapa 4:
A) Alugue o DVD do filme “Um faz de conta que acontece” e leve os alunos para a sala de vídeo.   
B) Peça aos alunos que assistam ao filme com bastante atenção, pois depois desenvolverão uma atividade sobre ele (responderão a uma série de perguntas sobre o filme, farão um resumo da história e depois terão que dar opinião deles sobre a mesma.   
C) Antes de assistir ao filme, crie hipóteses com os alunos oralmente: de que se trata o filme “Um faz de conta que acontece”? - anote algumas sugestões para comparar, ao final, com o filme assistido.   
D) Após assistirem ao filme, voltem para a sala de aula e entregue aos alunos uma cópia dos seguintes exercícios:
1) O personagem principal do filme, Skeeter, é o faz tudo de um hotel. Ele fica encarregado de cuidar de seus sobrinhos, duas crianças muito espertas.   
Responda:
a) O que as crianças pedem para o tio fazer toda noite, antes de dormir?
b) Como se iniciam as histórias contadas pelo tio?
c) A primeira história que Skeeter conta tem um final triste. As crianças aceitam? Para eles, como devem ser o final das histórias?
d) Enumere alguns personagens que aparecem nas histórias contadas por Skeeter.
e) O que acontece nas histórias inventadas por Skeeter? Elas ficam só na imaginação do personagem ou se tornam realidade de alguma forma?
f) Analisando o filme e as histórias criadas pelo personagem principal, podemos classificar essas histórias como contos maravilhosos? Por quê?
 
Recursos Complementares
Cd e DVD
Televisão

Avaliação
A avaliação dessa aula será feita em forma de um projeto denominado “Contos maravilhosos modernizados”, com uma atividade de “contação de histórias”. Cada aluno deverá criar um conto maravilhoso ou recriar um conto já conhecido, modificando seu desenvolvimento ou seu final (por exemplo, a Cinderela não gostou do príncipe, mas se apaixonou pelo irmão dele). Depois de confeccionar o conto, os alunos deverão ilustrá-lo; e organizados em uma coletânea de textos formando um livro. A professora irá montar junto com os alunos uma exposição de “contos maravilhosos modernizados” que será apresentada aos alunos da educação infantil da escola. Assim, os alunos deverão contar as histórias criadas às crianças menores. (não precisa falar para crianças menores as características, só “ouvir” a contação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário